::: Comércio Digital ::: A covid-19 mostrou a importância do comércio de proximidade

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::: Comércio Digital ::: Covid-19 mostrou a importância do comércio de proximidade

Para Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e da Transição Digital, o programacomerciodigital.pté fundamental para a digitalização do comércio e serviços de proximidade, que se podem abrir ao mundo, mas também à sua vizinhança.

 

A segunda fase do programa Comércio Digital é “muito importante”, referiu Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e da Transição Digital, na sessão oficial para apresentação de novas medidas. Recordou que na apresentação inicial da iniciativa, realizada em Leiria, em fevereiro de 2019, constatava-se que havia uma muito baixa penetração do comércio digital no país.

 

"Tínhamos poucas pessoas a comprar online e os que compravam faziam-no sobretudo em sites estrangeiros. Tínhamos poucas empresas de comércio com presença online e, na altura, estávamos a fazer o apelo para a necessidade de trazer as empresas do comércio para uma presença digital, assegurar que dessa forma chegavam a um universo mais alargado de consumidores, mas que, mesmo para os consumidores locais, era indispensável as empresas terem uma presença online".

 

"Era um programa ambicioso na escala, chegar a 50 mil empresas e permitir-lhes ter uma presença digital básica, mas também era relativamente realista nos objetivos. Assegurar a formação e um conjunto de apoios muito básicos para que as empresas passassem a ter a possibilidade de ter um endereço eletrónico, uma caixa de e-mail e uma ferramenta para montar um simples site ou uma presença numa rede social”, referiu Pedro Siza Vieira. Havia a necessidade de "trazer o nosso comércio para o universo digital e para novas formas de interação com os consumidores".

 

 

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O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.

 

A mudança com a Covid-19

De repente "aconteceu a Covid-19, que teve impactos trágicos e dolorosos na nossa atividade económica", disse Pedro Siza Vieira. Acrescentou que trouxe duas mudanças muito importantes.

 

A primeira é que, em todo o mundo, as pessoas se aperceberam da importância crucial que a atividade comercial tem para o bem-estar e para o modo de vida. Os operadores comerciais revelaram-se essenciais ao funcionamento da vida coletiva. Reforçou que "a crise da Covid-19 mostrou-nos bem a importância do comércio e dos serviços de proximidade ao público".

 

A segunda mudança foi a importância do digital. "Sem o contacto digital teria sido mais difícil assegurar o acesso a bens e a serviços fundamentais. Permitiu a muitos operadores económicos e empresas de comércio manter a atividade, e aos consumidores portugueses familiarizarem-se com as compras online e com os pagamentos eletrónicos. Ganharam confiança, e o que acelerou muito toda a logística associada ao comércio digital como os marketplaces, onde os consumidores podem contactar com a oferta de bens e serviços". 

 

 

(Esta entrevista é parte integrante de um suplemento especial do Jornal de Negócios, publicado na edição impressa de 25.06.2020)

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