De acordo com o inquérito realizado pela ACEPI, em parceria com a Netsonda, junto dos lojistas participantes na edição de 2020 do Dia da Compras na Net (DCN), cerca de 85% afirmaram ter registado durante, durante o evento, um volume de vendas significativamente superior às registadas num dia comparável.
Para cerca de 30% dos lojistas este aumento foi muito substancial, tendo superado os 20% de crescimento. Já 10% dos inquiridos revelaram que as vendas chegaram mesmo a duplicar.
De destacar ainda que 90% dos participantes declarou que o DCN 2020 permitiu ainda atrair novos visitantes. Este dado ilustra a capacidade desta iniciativa em fazer chegar o ecommerce a mais portugueses.
A larga maioria dos lojistas aderentes faz um balanço positivo da ação, sendo que mais de 60% fazem uma avaliação muito positiva e mais de 90% declararam já a sua intenção de participar de novo na edição do Dia das Compras na Net 2021.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados com a edição 2020 do DCN. Num ano completamente atípico como aquele que estamos a viver por causa da pandemia, o comércio eletrónico ganhou uma preponderância ainda maior. Os novos recordes alcançados pela iniciativa da ACEPI atestam a robustez do comércio online em Portugal e refletem não apenas o aumento das compras dos portugueses em sites nacionais, como também o aumento de lojas portuguesas no comércio online. Estamos particularmente orgulhosos por termos marcas aderentes tão conceituadas e pelo facto de termos tido um número tão elevado de novos participantes. A ACEPI irá continuar a desenvolver esforços no sentido de estimular as compras dos portugueses em sites .pt, contribuindo desta forma para o relançamento da economia nacional,” afirma Manuel Paula, Vice-Presidente da ACEPI.
O Dia das Compras na Net, que ano após ano tem vindo a agregar um número sempre crescente de websites e lojas de comércio eletrónico pertencentes às mais importantes marcas em Portugal, cuja maioria integra o vasto leque de associados e empresas do Diretório ACEPI, traduz-se numa ampla ação nacional de promoções e descontos na internet que dura 24h. O objetivo é alavancar o comércio eletrónico em Portugal e promover as melhores práticas neste contexto.
O Dia das Compras na Net integra ainda a iniciativa anual mais emblemática da ACEPI, a Portugal Digital Week.