Empresas portuguesas estão cada vez mais ligadas à internet, aponta Estudo da Economia Digital

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Empresas portuguesas estão cada vez mais digitais, aponta Estudo da Economia Digital 

Sessenta e dois por cento das empresas em Portugal já têm presença na internet, um valor que aumenta para a quase totalidade quando se fala das grandes empresas.

 

No mais recente Estudo da Economia Digital em Portugal, apresentado durante a última edição do Portugal Digital Summit, organizado pela ACEPI97% das empresas inqueridas afirmam possuir um domínio próprio e 90% referiram ter um ou mais websites com domínio próprio.

 

Mais de um terço das empresas têm presença em marketplaces de serviços, como TripAdvisor, Uber Eats, Google Maps, entre outros, e 87% referem ter uma página da marca em redes sociais, como o Facebook, Instagram, YouTube, etc.

 

Os dados do estudo indicam também que as grandes e médias empresas portuguesas apresentam uma maior taxa de ecommerce do que a média da UE. As práticas de marketing mais utilizadas são email marketing, SEO e Publicidade em redes sociais.

 

Em entrevista durante o Portugal Digital Summit' 22, na rubrica "Economia e Sociedade Digital 22", Nuno Milagres, coordenador do Programa Comércio Digital e vice-presidente da ACEPI, lembrou que nos últimos anos as empresas portuguesas mudaram comportamentos e passaram a encarar a internet como um pilar estratégico do negócio. 

 

O responsável pelo programa Comércio Digital reforçou a ideia de que quem começa mais cedo recolhe frutos mais cedo e deixou um conselho às empresas do comércio tradicional para trabalharem em conjunto em investimentos em tecnologia e promoção do negócio, lembrando que "há agora mais instrumentos com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para apostar nesta área através da digitalização do negócio ou reforçando as estruturas e apostando na internacionalização"

 

Outro dado relevante diz respeito ao crescimento da fatura eletrónica, com mais de 91 mil empresas a enviaram e receberam faturas eletrónicas em 2021 e prevendo-se que em 2022 se assista a um crescimento entre 15% a 25%.

 

Fica igualmente demonstrado que a Inteligência Artificial e a robótica são tecnologias mais utilizadas pelas empresas portuguesas do que pela média da UE e que vender produtos ou serviços as-a-service é um novo modelo de negócio na agenda dos CEOs.

 

A intenção de aumentar o investimento tecnológico para 2023 foi mencionada por 58% dos inquiridos.

 

automatização é uma das principais prioridades das empresas em relação a tecnologias digitais e a escassez de talento surge como uma das principais preocupações no contexto da transformação digital.

 

Re(veja) a entrevista completa no PDS'22: aqui

 

26.10.2022

 

__________________________________________________

 

O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.

 

 

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria-2021.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2 copiar.png