Mais de 400 produtos e 35 lojas de Viana do Castelo, de diferentes áreas, já estão online na plataforma eletrónica Viana Market, criada para apoiar o comércio tradicional da cidade. Há ainda 75 empresas que aguardam a conclusão do processo de adesão.
A iniciativa resulta de uma parceria entre o município vianense e a AEVC - Associação Empresarial de Viana do Castelo e conta com o apoio da ACEPI, no âmbito do programa Comércio Digital.
O lançamento oficial decorreu esta quarta-feira, 23 de setembro.
O Viana Market funciona como um marketplace, isto é, uma plataforma agregadora de vendas online. O projeto foi apresentado inicialmente em abril e surgiu com o objetivo de apoiar os pequenos comerciantes face ao momento vivido. De facto, a pandemia de COVID-19 reforçou a necessidade de oferecer aos clientes formas alternativas de comprar e pagar que passam pela internet.
Durante a sessão, o presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou que, "nos próximos seis meses, o município vai apoiar a monitorização e a consolidação do projeto, garantindo a adesão, gratuita, de todos os lojistas do concelho".
"Queremos passar rapidamente das 110 empresas para as 300, 600. Não queremos que ninguém fique de fora porque esta ferramenta é uma alavanca para o desenvolvimento económico, para o aumento das vendas, do emprego. Queremos um comércio pujante e pró-ativo também para acelerar quem produz. O digital é ainda vital e fulcral para a internacionalização da nossa economia", sustentou o autraca José Maria Costa, apontando como exemplos os setores da ourivesaria e do artesanato.
Segundo números avançados anteriormente pela AEVC, na área urbana de Viana do Castelo estão situadas cerca de 600 lojas comerciais. No concelho, o tecido empresarial é composto por aproximadamente 3.400 empresas, das quais perto de mil são dos setores de hotelaria, restauração e similares.
Mais info: www.vianamarket.pt