Academia Digital: 7 motivos para investir em marketing digital

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Academia Digital: 7 motivos para investir em marketing digital

 

Atualmente, o marketing digital é um dos assuntos na ordem do dia.  E tudo indica que, devido às restrições provocadas pela propagação global do novo coronavírus, como o encerramento temporário de estabelecimentos físicos e a limitação à circulação de pessoas, mais empresas apostem na digitalização dos seus negócios.  Saiba, como comerciante, empresário ou empreendedor, porque não deve deixar escapar esta oportunidade.

 

Fique a conhecer as sete principais razões para investir nesta área:

 

1. A internet veio para ficar – Não se esqueça: a maior parte das pessoas passa cerca de seis horas por dia na internet e estes números vão provavelmente aumentar. Com a pandemia de Covid-19, vender e comprar online, respeitando as normas de segurança e higiene recomendadas pelas autoridades de saúde, permitirá também que a economia e as empresas não parem. Além do principal motor para pesquisa sobre produtos e serviços, a internet tende a tornar-se o principal canal para a sua aquisição.

 

2. Público-alvo mais preciso – Com as ferramentas de marketing digital existentes no mercado é possível, efetivamente, segmentar o público-alvo de forma mais personalizada, tendo em conta um conjunto mais amplo de fatores  – localização geográfica, dados demográficos, interesses, comportamentos recentes, entre outros. Deste modo, sabe que vai estar a comunicar exatamente para o perfil de cliente e potencial cliente que traçou e o seu orçamento para anúncios, por exemplo, será mais bem aplicado, uma vez que estará a passar mensagem para as pessoas que pretende – para o seu nicho de mercado – e não para massas.

 

3. Alcance praticamente absoluto – Na publicidade tradicional, um dos maiores problemas era este: alcance limitado, fosse por orçamentos pequenos ou barreiras geográficas. Na internet, as fronteiras não existem. É possível chegar a todo o mundo e ganhar visibilidade e reconhecimento para a sua marca em qualquer lugar. A sua mensagem pode, inclusive, ficar “viral” e a sua empresa passar a ser reconhecida em vários pontos do globo ou até mesmo globalmente. Além disso, a sua disponibilidade orçamental pode ser mais bem trabalhada e rentabilizada face ao que pode investir.

 

4. A criatividade flui e aumenta – Existe, na realidade, um sem número de ferramentas digitais à sua disposição para dar asas à sua imaginação e deixar a criatividade fluir. Inclusivamente, grande parte destas ferramentas são gratuitas ou têm apenas algumas funcionalidades pagas. É certo e sabido que na internet o céu é o limite, uma vez que pode querer causar impacto no seu público com fotografias, vídeos, infografias, newsletters, campanhas criativas, conteúdo lúdico ou informativo. Aproveite para colocar em prática todas as ideias e projetos que estavam na gaveta há bastante tempo. O digital vai ajudá-lo nessa demanda.

 

5. Monitorização – Sem dúvida, uma das grandes vantagens do online é que permite medir resultados e o possibilita fazer de forma constante. Os seus avanços no que diz respeito ao digital podem ser monitorizadas com precisão em tempo real, dado que as ferramentas existentes utilizam métricas de marketing digital, para o ajudar a avaliar a eficácia da sua estratégia e informá-lo se está no caminho certo para alcançar o retorno que fez no seu investimento em publicidade online.

 

6. À velocidade da luz – Na internet tudo acontece muito rápido. Por não existirem barreiras de cariz geográfico e pela cobertura destas tecnologias serem tão democratizadas e abrangentes, os negócios podem acontecer mais depressa do que idealiza, bem como os próprios resultados que tanto almeja. E porquê? A resposta é simples: o canal é só um. Estando online, pode comunicar com clientes e parceiros de negócio ao mesmo tempo, no mesmo lugar. Há, com efeito, uma comunicação direta e mais imediata que nos meios tradicionais.

 

7. Crie uma comunidade, envolva os seus clientes – Neste meio é deveras mais fácil conhecer os seus clientes a fundo e envolvê-los, criando uma verdadeira comunidade à volta do seu produto ou serviço. A gestão de redes sociais tem-se revelado muito eficaz e eficiente nesse objetivo, pois estas plataformas permitem-lhe criar uma relação real com os seus fregueses, uma vez que poderá receber comentários, críticas, partilhas e recomendações do seu público, ajudando-o a si e ao seu negócio a crescer e a evoluir.

 

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26.03.2020

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