Comprar online permite poupar, consideram e-shoppers portugueses

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Comprar online permite poupar, consideram e-shoppers portugueses

 

Quem compra online em Portugal acredita que o e-commerce permite poupar dinheiro.  A conclusão faz parte de um estudo da DPD (Barómetro e-shopper 2019) sobre os dados do comércio eletrónico na Europa, em 2019.   

 

De acordo com o relatório divulgado, responderam a este inquérito mil e-shoppers portugueses, dos quais 72% admitiram que “poupam dinheiro” ao comprar online. O acesso ao mercado global, com a possibilidade de comparar opções e preços, por vezes mais acessíveis, é apontado como o principal motivo.  

Este dado está seis pontos percentuais acima da média europeia.

 

O Barómetro da DPD mostra ainda que 82% dos bens adquiridos em Portugal através da internet são compras cross-border (compras em países estrangeiros), contra 62% acima da média europeia. 70% dessas encomendas são provenientes da China, seguida da Espanha e do Reino Unido. As categorias de moda e beleza/saúde são as que registam maior procura.

 

Quanto aos perfis dos consumidores, concluiu-se que os e-shoppers regulares portugueses são a força motriz do comércio online em Portugal: geram 81% do volume das transações de comércio eletrónico no país e, destes, 1/3 faz compras na internet mensalmente. Além disso, os aficionados portugueses são utilizadores mais ativos das redes sociais (comparando com a média europeia) e publicam feedback sobre a compra muito frequentemente.

 

O estudo detetou ainda um perfil de comprador online mais seletivo, denominado e-shooper epicurista, de frequência média e interessado numa experiência online agradável e altamente exigente em termos de entrega, devoluções e recomendações.  Mais de metade (57%) estão dispostos a pagar mais por um serviço de maior facilidade e comodidade.

 

Já em termos globais, e apesar da percentagem de e-shoppers portugueses estar a crescer, o volume de compras efetuadas online em Portugal continua abaixo do europeu: 9,8% vs 13,5% do total de transações.

 

Os números deste Barómetro foram obtidos por meio de 23.200 entrevistas, realizadas em 21 países europeus. As conclusões são consonantes com dados oficiais da Comissão Europeia, que têm colocado Portugal atrás da média da UE nesta tendência. Segundo o Eurostat, em 27 países da União Europeia (incluindo Reino Unido e exceto Malta), Portugal ocupava, em 2018, a 17.ª posição.

 

O Grupo DPD, líder no mercado doméstico do transporte expresso, é um dos parceiros oficiais do programa Comércio Digital da ACEPI.

 

 

__________________________________________________________

Saiba mais sobre a rede de parceiros e patrocinadores oficiais do Comércio Digital em www.comerciodigital.pt/pt/parceiros

O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.

 

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria-2021.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2 copiar.png