COVID-19: Como os portugueses estão a ajudar-se na internet

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

COVID-19: Como os portugueses estão a ajudar-se na internet

 

São projetos online e têm todos o mesmo objetivo: ajudar os portugueses a superar a pandemia de covid-19. Dos profissionais de saúde aos grupos de risco, passando pelo comércio local e até pelos animais, o digital está a impulsionar soluções para contrariar as limitações e dificuldades desencadeadas pela propagação do vírus. Para apoiar qualquer destas causas, só precisa de estar ligado à internet.

 

Conheça algumas plataformas digitais através das quais é possível ajudar ou ser ajudado: 


SOS VIZINHO 

"Ajuda a quem precisa. No andar, no prédio, no bairro, na freguesia. Fazemos chegar bens essenciais a grupos de risco." É esta a missão do SOS Vizinho, um banco online de voluntários, que agiliza a entrega de bens essenciais a idosos e pessoas vulneráveis, evitando que saiam de casa, expondo-se aos riscos da doença. Através deste website, pode voluntariar-se para ajudar, sinalizar quem precisa de ser ajudado ou simplesmente pedir ajuda.

 

VIZINHO AMIGO

O conceito é semelhante, mas aproveita as potencialidades do Facebook para chegar a mais pessoas, independentemente da idade. Trata-se de um grupo que põe as faixas mais jovens a ajudar a população mais velha e os grupos de risco e junta voluntários em todo o país — as inscrições para ajudar são feitas através de um formulário.

 

QUIETINHO EM CASA

"Para que possa ficar quietinho em casa!", esta plataforma digital reúne uma listagem completa de todos os estabelecimentos que estão a fazer entregas ao domicílio — desde farmácias a supermercados. O objetivo é incentivar as pessoas a sair o menos possível. Para isso, e a pensar, por exemplo, na menor familiaridade da população mais velha com o e-commerce e as ferramentas digitais, inclui também tutoriais que explicam como fazer as encomendas passo-a-passo. 

 

GO SMALL OR STAY HOME

É um diretório online que apela à aquisição de bens essenciais no comércio tradicional, evitando, ao mesmo tempo, o risco associado a aglomerados e filas em grandes superfícies. Nesta base de dados, encontra uma extensa lista local de mercearias, padarias, talhos e peixarias, entre outros. Se quiser contribuir com referências no seu bairro ou rua, pode fazê-lo.

 

INTERAJUDA

interajuda.pt é uma plataforma online, totalmente gratuita, criada com o objetivo de ajudar a manter em atividade o comércio de pequena e média dimensão e em simultâneo, contribuir para a segurança de todos, oferecendo uma solução simples e eficaz a quem não pode sair de casa para fazer compras. A utilização da plataforma é simples: os comerciantes apenas têm de se registar com os produtos que têm para venda (bens alimentares e essenciais ao quotidiano ou outros artigos) e definir a área de entrega ao domicílio. A partir daí, a encomenda é feita diretamente pelo cliente ao fornecedor. 

 

APP QUERO AJUDAR

Do apoio psicológico às compras no supermercado ou na farmácia, esta aplicação de entreajuda comunitária, como se apresenta, conecta pessoas que precisam de ajuda com voluntários dispostos a prestar diferentes serviços a quem estiver de quarentena. Também é possível fazer doações de refeições ou equipamento a profissionais de saúde. 

 

HELPING HAND PORTUGAL

"Mais do que uma mão que ajuda" é o lema da Helping Hand, uma organização orientada por cidadãos, que trabalha em prol da comunidade e que, face ao Covid-19, tem reforçado a ação no terreno junto de grupos de risco, mas também dos profissionais de saúde.  Entregam bens essenciais a quem mais precisa, passeiam animais de estimação e, caso seja necessário, providenciam apoio médico. A pensar no risco de contaminação associado à atividade hospitalar, esta plataforma agiliza ainda alternativas para o alojamento de médicos e enfermeiros.

 

ROOMS AGAINST COVID

Portal online que visa ajudar profissionais de saúde relocados, com alojamento gratuito.  Se é médico ou enfermeiro e precisa de acomodação, nesta base de dados pode consultar, em cada cidade, os alojamentos disponíveis. Por outro lado, se é proprietário e quer ajudar, pode inscrever o seu imóvel na base de dados e, assim, contribuir. 

 

COVID.PT

É uma plataforma que põe os portugueses a refletir sobre desafios que podem ajudar o país a ultrapassar este momento difícil. O objetivo é envolver cidadãos, entidades e ONG’s numa espécie de brainstorming coletivo. Qualquer pessoa pode submeter ideias e qualquer pessoa pode pegar nas ideias e concretizá-las.

 

TECH4COVID

Reúne a comunidade tecnológica portuguesa e conta já com mais de três mil pessoas (engenheiros, cientistas, designers, ou profissionais de saúde) e 120 empresas representadas. A ideia é "ser mais rápidos que o vírus", identificar obstáculos ao combate da pandemia e criar soluções tecnológicas para os resolver. Um dos projetos em desenvolvimento é o Trackcovid, um método de rastreio que pretende ajudar a conter as redes de contágio, identificando pessoas e locais infetados, ou potencialmente infetados.

 

ANIMALAR

Nasceu no seio da Tech4covid e pretende ajudar doentes de Covid-19 com animais de estimação. Disponibiliza uma listagem completa de locais e profissionais a que é possível recorrer para petsitting ou cuidados verterinários - desde hotéis a associações e clínicas. A Animalar tem ainda um guia de perguntas e respostas sobre a relação dos animais com o novo coronavírus e as medidas de segurança a adoptar durante a pandemia.

 

 

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria-2021.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2 copiar.png