Sever do Vouga, capital do Mirtilo, recebe 28ª Sessão do Comércio Digital

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Sever do Vouga, capital do Mirtilo, recebe 28ª Sessão do Comércio Digital

 

“O tema que hoje nos traz aqui é crucial para o desenvolvimento do nosso comércio local e tradicional”. Foi com esta ideia que António José Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, abriu, esta segunda-feira, na Biblioteca Municipal, a sessão de informação do programa Comércio Digital, a vigésima oitava do Roadshow promovido pela ACEPI, com o objetivo de apoiar a digitalização do comércio e serviços de Portugal.

 

Reconhecida como a capital do mirtilo, o autarca de Sever do Vouga ressalvou a importância do mercado digital para impulsionar, promover e internacionalizar produtos endógenos: “O mundo hoje não se resume à nossa terra e ao nosso concelho. Por isso, é necessário apostar cada vez mais em novas tecnologias e nas ferramentas digitais para fortalecer as nossas relações comerciais”, defendeu na abertura do evento, que juntou pequenos produtores, comerciantes e artesãos da região. 

 

José Valente, presidente da SEMA – Associação Empresarial, argumentou sobre o valor que o Roadshow do Comércio Digital acrescenta regionalmente, sublinhando que “por mais pequeno que seja o meio ou a cidade, este tipo de iniciativas são valiosas para os micro, pequenos e médios comerciantes que dinamizam a economia local. Os empresários desta região merecem esta partilha de conhecimento”, disse.

 

O evento prosseguiu com a apresentação de António Teixeira, coordenador do Programa da ACEPI, sob o mote “Colocar o negócio das PME do comércio e serviços mais próximo do futuro”. Para o especialista “os meios mais afastados das grandes zonas urbanas e metrópoles são os que mais podem beneficiar com a aposta no digital”, afirmou.

 

De acordo com António Teixeira, “os portugueses utilizam cada vez mais a Internet, para adquirirem serviços e produtos, como é o caso dos bilhetes de transportes ou espetáculos”.

“A tendência é que os números sejam cada vez mais esmagadores”, já que, “os valores do comércio eletrónico B2C em Portugal ultrapassaram os 4,6 mil milhões de euros em 2017”, assegurou.

 

A sessão continuou com a intervenção de Eduardo Sampaio, empresário e formador na área do Marketing Digital, com o foco na importância de dinamizar a presença online das PME portuguesas, a fim de captar novos clientes e novos mercados através da Internet.

 

As próximas sessões do Roadshow do Comércio Digital decorrem nas cidades da Trofa, dia 18 de setembro, e Chaves, no dia 26 do mesmo mês, respetivamente. A meta é realizar 150 eventos e ajudar a capacitar para a economia digital cerca de 50 mil micro, pequenas e médias empresas portuguesas.

 

Consulte a agenda atualizada do Roadshow e inscreva-se em: comerciodigital.pt/pt/roadshow/

 

16.09.2019

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