Marketing de conteúdo: o que é e como fazer

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Marketing de conteúdo: o que é e como fazer

 

Na internet, o conteúdo é o mais importante!

 

Todos os dias, milhões de utilizadores, com dúvidas ou necessidades específicas, procuram respostas através do Google ou outro motor de pesquisa online. Para que os seus produtos, serviços ou soluções sejam contemplados nessas pesquisas, sem pagar por isso, a estratégia digital do seu negócio deve basear-se em conteúdos de qualidade.

 

Na prática,  o chamado marketing de conteúdo consite em chegar a mais pessoas, de forma natural e espontânea (pesquisa orgânica), através da criação de conteúdos que agregam valor e interesse para o seu target.  

 

Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar o seu website na primeira página do Google e atrair visitantes, aumentar o reconhecimento da marca, fortalecer o relacionamento com clientes, incentivar a compra e obter resultados sem comprar anúncios.

 

Ao contrário da publiciade online, o marketing de conteúdo não promove serviços ou produtos diretamente; o objetivo é envolver o seu público-alvo. Como? Com conteúdos que permitem resolver necessidades, responder a dúvidas ou aprofundar temas de interesse, relativamente aos quais a sua empresa pode, eventualmente, apresentar soluções. 

 

Um blogue, por exemplo, é uma excelente ferramenta para iniciar a sua estratégia de conteúdo. Nada mais é do que uma página dentro do seu website, onde pode publicar artigos, notícias, dicas, vídeos ou outros conteúdos relacionados com os seus  produtos ou serviços. 

 

Contrariamente à restante informação de um website, que é tendencialmente estática e mais comercial, os conteúdos de um blogue são atualizados regularmente. 

Aproveite este recurso para transmitir ideias e conceitos aliados à sua marca, captar mercado e obter visitas no seu website ou simplesmente dar a conhecer a sua oferta.

 

Antes de começar, há alguns passos que deve ter em conta: 

 

1. Conhecer o público-alvoÉ quase impossível gerar conteúdo relevante sem saber quais são os comportamentos, interesses e necessidades do seu comprador ideal e o que sua empresa pode fazer por ele.

 

2. Definir objetivos. Qualquer estratégia de marketing deve ter metas e avaliar resultados.  Por exemplo, aumentar as visitas no website em 20% no período de três meses. Para monitorizar o sucesso dos seus conteúdos, pode utilizar o Google Analytics (saber mais aqui).

 

3. Atrair e converter. Não basta atrair visitantes para o seu website, essa é apenas a primeira etapa de um processo maior. Ao compreender todas os passos do utilizador até à decisão de adquirir um produto, fazer uma reserva online ou contactar a sua empresa para qualquer serviço, o seu conteúdo poderá ser otimizado com links e chamadas de ação, cujo objetivo é concretizar negócios.

 

4. Usar palavras-chave. Publique com consistência e frequência, utilizando palavras-chave adequadas e algumas táticas de otimização para motores de pesquisa (ver como).

 

5. Testar diferentes tipos de conteúdo. Além de escrever para o seu blogue, numa estratégia de marketing de conteúdo é fundamental testar formatos diferentes, como áudio, vídeos e posts em redes sociais. Criar conteúdo diversificado pode ajudar sua empresa a fornecer mais e mais valor aos seus clientes e potenciais clientes. 

 

Saiba mais sobre estatégias para negócios online na Academia Comércio Digital.

 

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