Ciclo de workshops que junta Comércio Digital e associações com balanço muito positivo

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Ciclo de workshops que junta Comércio Digital e associações com balanço muito positivo

Criação de website, email marketing, redes sociais para negócios, vendas online e obrigações legais aplicáveis ao eCommerce foram alguns dos temas em foco dos mais de 50 workshops temáticos para comerciantes e empresários locais, realizados nos últimos meses.

 

Entre novembro de 2021 e abril último, o Comércio Digital, em parceria com associações empresariais e comerciais de todo o país, realizou 52 workshops temáticos para comerciantes e empresários locais. Estas sessões de capacitação rápida, de cerca de uma hora cada, decorreram em formato híbrido (presencial e online) e contaram com mais de 1.500 participantes.

 

O feedback foi muito positivo tanto em relação ao formato dos workshops, como em relação ao conteúdo e à dinâmica das sessões, garante o Coordenador Nacional do Comércio Digital e Vice-presidente da ACEPI, Nuno Milagres.

 

Neste novo modelo, os participantes tinham a oportunidade de aprofundar competências de marketing digital em sessões temáticas de curta duração, organizadas em ciclos de nove workshops, "o que, do ponto de vista da gestão de tempo de um comerciante ou pequeno empresário, muitas vezes com dificuldade em ausentar-se do estabelecimento de negócio, foi visto como uma grande vantagem".

 

A segmentação dos temas de acordo com diferentes níveis de maturidade digital utilizador digital iniciante, intermédio e avançado foi outro elemento de destaque apontado por muitos participantes, assim como a possibilidade de aceder online às sessões ou, em alternativa, presencialmente, no espaço físico da associação parceira, com um mediador em sala - o consultor digital da associação.

 

O balanço por parte do Programa Comércio Digital da ACEPI sobre o mais recente ciclo de workshops também é muito positivo. "O nosso objetivo é estar próximo das associações empresariais e comerciais, de modo a chegar a mais comerciantes e empresários e a realização destes workshops permitiu aumentar essa proximidade", sublinha Nuno Milagres.

 

A rede de parceiros oficiais do Comércio Digital expandiu-se com a adesão de novas associações que procuram a iniciativa no sentido de intervirem como espaços digitais nas respetivas áreas de abrangência, acrescenta o responsável.

 

Continuar a capacitar o comércio e os serviços de proximidade para a economia digital

 

A pandemia acelerou a entrada do comércio e dos serviços de proximidade na economia digital, mas é necessário continuar a capacitar estes negócios para que tirem o máximo partido da internet e as ações de capacitação do Comércio Digital respondem precisamente a essa necessidade.

 

"Estamos a ajudar na transição digital de diferentes concelhos e pequenas vilas também do interior do país, cujos negócios são verdadeiramente de proximidade e sofreram com o contexto pandémico, mas que vêm no digital uma porta de futuro", refere Nuno Milagres

 

O objetivo é manter a missão, capacitando as empresas do comércio e serviços para a economia digital, o que passa pela realização de sessões de esclarecimento, divulgação e capacitação para a evolução da maturidade digital dos comerciantes e empresários portugueses.

 

A forma como muitos comerciantes entraram no digital durante a pandemia nem sempre foi cuidada ou teve uma reflexão mais estratégica, "foi muitas vezes uma reação ao contexto e à necessidade", nota o responsável. "Hoje continuamos a ser procurados porque o ecommerce continua a crescer, não ao mesmo ritmo acelerado a que assistimos durante a pandemia, mas sem recuar".

 

É necessário estruturar o posicionamento do comércio de forma a que o digital seja parte dos canais de negócio e não apenas um recurso extra, à parte. "Só assim conseguiremos ver o comércio tradicional a prosperar!".

 

Nuno Milagres sublinha que a rede de parceiros do Comércio Digital envolve, além disso, mais de meia centena de associações comerciais e empresariais de diferentes concelhos do país com interesse em dar continuidade ao modelo específico de workshops, que tem características diferenciadoras como a segmentação de conteúdos em função do grau de conhecimentos digital, a curta duração, o formato híbrido e um horário flexível.

 

O Programa da ACEPI tem recebido, igualmente, vários convites para realizar algumas sessões de divulgação enquadradas no âmbito das candidaturas aos Bairros Digitais com a intenção de partilhar conhecimento e acesso a instrumentos de capacitação com um número mais alargado de comerciantes.

 

Para breve, está também prevista a diversificação e inovação nos workshops já disponíveis, com novas temáticas "para acelerar a transformação digital das pequenas e médias empresas do nosso país", acrescenta.

 

Recorde-se que o Comércio Digital foi distinguido pela Comissão Europeia nos European Enterpresie Promotion Awards em 2021 como o melhor projeto europeu no apoio à transição digital de pequenas e médias empresas.

 

Desde o lançamento oficial em 2018, o Comércio Digital já realizou duas ações intensivas de capacitação digital destinadas a técnicos e profissionais de Associações Comerciais e Empresariais de todo o país, um roadshow nacional com mais de 50 sessões de informação presenciais, 34 webinars sobre negócios na internet no período de confinamento e meia centena de workshops temáticos, promovidos entre novembro de 2021 e abril de 2022.

 

Os comerciantes e empresários portugueses que pretendam colocar os seus negócios online de forma simples, rápida e eficiente, contam ainda com a Academia Digital, uma plataforma e-learning de acesso livre, e com o Voucher 3em1, que permite registar um domínio sem custos durante 1 ano, entre outros recursos gratuitos, como guias e tutoriais também disponíveis no website do Comércio Digital.

 

01.06.2022

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O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.

 

 

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