Compras em Portugal aumentaram em dezembro com destaque para o online

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Compras em Portugal aumentaram em dezembro com destaque para o online

O consumo em Portugal no mês de dezembro de 2022 aumentou 20% em número face ao ano anterior. O avanço foi mais expressivo nas compras online.

 

Os mais recentes dados do SIBS Analytics indicam que que o consumo em Portugal, no mês de dezembro de 2022, registou um crescimento de 20% em número face ao ano anterior. O avanço foi, contudo, mais expressivo nas compras online: aumentaram 31%, enquanto as compras físicas registaram uma subida de 19% face ao período homólogo de 2021.

 

A 23 de dezembro, às 12h12, registou-se o maior número de compras por segundo de sempre, de 365 transações por segundo, num máximo histórico na Rede MULTIBANCO. Os dados do SIBS Analytics demonstram que, a 23 de dezembro, foi também o dia com o maior número de compras físicas diárias na Rede MULTIBANCO, com 82 pontos base acima da média diária do ano, ou seja, quase duplicou o número total de compras face à média do ano.

 

O comércio online continua a registar uma trajetória de crescimento: os pagamentos online já pesam 15% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2022, mais um ponto percentual do que no ano anterior.

 

Neste sentido, também o MB WAY continua a ser cada vez mais uma escolha dos portugueses na hora de pagar as suas compras, algo que é visível tanto nas compras online como nas compras físicas. No último mês de 2022, um período tipicamente marcado por um número elevado de transações, os pagamentos em loja através do MB WAY cresceram 5x face ao período homólogo de 2020 e as compras online registaram um incremento de 3x face ao mesmo período.

 

Quanto aos setores com maior aumento de pagamentos, aqueles que registaram maior variação do número de compras em dezembro 2022 face ao resto do ano (janeiro-novembro 2022) foram os de Jogos & Brinquedos (setor que cresceu 3,2x), Perfumaria & Cosmética (2,3 x) e Casa & Decoração (2,0x).

 

Os dados do SIBS Analytics permitem ainda aprofundar a análise do consumo fora de casa, com o número de compras físicas realizadas pelos portugueses no estrangeiro durante o mês de dezembro a registar um crescimento de 57% face ao período homólogo. Já o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal cresceu 60% em relação a dezembro de 2021.


A SIBS, entidade responsável pela rede multibanco, MBWay e SIBS Analytics, é patrocinadora do Programa Comércio Digital da ACEPI.

 

05.01.2023

 

__________________________________________________

 

O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.

 

 

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria-2021.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2 copiar.png