Academia Digital: 7 erros a evitar nas redes sociais do seu negócio

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Academia Digital: 7 erros a evitar nas redes sociais do seu negócio

 

As redes sociais podem ser um excelente aliado digital da sua empresa. Fáceis de usar, gratuitas e de amplo acesso, têm um potencial incrível para criar comunidades, gerar interação e potenciar as vendas online ou as visitas na loja física.

Há, no entanto, alguns erros básicos que deve evitar.

 

Não definir uma estratégia

Uma presença nas redes sociais que potencie o seu negócio necessita de uma estratégia. Conheça o seu público-alvo e a sua concorrência, defina um calendário de publicações, escolha as temáticas e decida o tipo de posts a realizar (imagem, texto, vídeo). Melhore também a apresentação do seu perfil, inclua botões de ação e potencie o chat como canal de interação com os seus clientes.

 

Criar perfis em todas as redes sociais

Na hora de criar as suas redes sociais, seja realista:  quantas páginas consegue gerir e em quais delas o seu público está mais presente?

Sempre que negligenciar a atividade de uma rede social, poderá confundir os seus visitantes: “será que a empresa fechou?”. Prefira uma presença consistente e garanta que a confiança dos seus clientes ou potenciais visitantes não é afetada.

 

Publicar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais

Qual é o interesse para os seguidores da sua empresa que o mesmo conteúdo seja publicado em diferentes redes sociais? Se tem um único conteúdo para partilhar, pelo menos adapte-o, dimensionando corretamente as imagens para cada rede e reescrevendo o texto. Desta forma, acrescenta perspetivas diferentes à história, em vez de simplesmente a repetir.

 

Esquecer-se que as redes sociais geram interação

As redes são chamadas de sociais porque permitem criar comunidades e interagir com clientes. Não deixe comentários ou mensagens por responder, nem abandone a conta por períodos de tempo indeterminados.

 

Comprar seguidores que não são público-alvo

O Facebook permite-lhe fazer anúncios para adquirir mais gostos na página. No entanto, comprar seguidores pode não ser uma boa prática, especialmente se não pertencem ao seu público-alvo. O resultado é uma comunidade que não interage e que não vai comprar os seus produtos. Se comprar publicidade, prefira pagar mais e aposte na segmentação.

 

Fazer posts puramente comerciais

Nem todos os posts têm de ser focados no seu produto, mas se o quer fazer, aposte em conteúdos menos comerciais.  As redes sociais são o local ideal para contar histórias em torno daquilo que a sua empresa vende ou representa.

 

Publicar demasiado ou não publicar o suficiente

Existem estudos que indicam qual a frequência ideal de publicações que deve fazer em cada rede social. No entanto, é sobretudo a consistência que ditará a diferença. Escolha uma faixa horária regular para publicação e evite os dois extremos.

 

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19.02.2020

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