A ACEPI – Associação da Economia Digital e o programa Comércio Digital estiveram em destaque na agenda do Portugal Exportador, evento dedicado à internacionalização da economia portuguesa, que esta quarta-feira, 27 de novembro, decorreu em Lisboa.
Além de workshops sobre oportunidades e estratégias de negócio vocacionadas para a entrada em mercados internacionais, o e-commerce foi um dos temas em foco na edição 2019 do certame.
António Teixeira, o coordenador do Comércio Digital, participou no painel dedicado à reflexão em torno do impacto do online no crescimento de empresas e negócios.
Dados recentes apontam que Portugal detém apenas a 19ª posição dos 28 países da União Europeia no índice da economia e da sociedade digital. Não obstante, e de acordo com o estudo anual da ACEPI, a aquisição de produtos e serviços através da internet está claramente a crescer: em 2018, as compras efetuadas online pelos consumidores portugueses (business-to-consumer) atingiram os 5,5 milhões de euros, o que representa cerca de 3% do PIB nacional. A meta prevista para 2025 é que este valor atinja os 9,7 mulhões de euros.
No mesmo estudo, foi possível concluir também que 74% as grandes empresas em Portugal acreditam que, entre os benefícios da transformação digital, está a inovação dos seus produtos e serviços, enquanto que 56% têm a expetativa de captar e fidelizar mais clientes.
Para as ajudar neste processo, António Teixeira lembrou que a ACEPI tem assumido um papel crucial na sensibilização e capacitação dos empresários portugueses para a economia digital, com iniciativas que pretendem apoiar, de forma sustentada, a presença digital dos seus negócios. É o caso do Comércio Digital, programa dirigido a micro, pequenas e médias empresas portuguesas do setor do comércio e dos serviços, que conta com o apoio do Ministério da Economia e da União Europeia.
No mesmo painel de especialistas, responsáveis da DPD e da SIBS, empresas parceiras do Comércio Digital, deram também o seu contributo para a análise do crescimento do e-commerce tanto no mercado doméstico, como na expansão de marcas e produtos portuguesas para outros mercados.
O Portugal Exportador é uma iniciativa co-organizada pelo NOVO BANCO, Fundação AIP e Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep Portugal Global). Na edição deste ano, a sessão de abertura contou com a presença do ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros. “O grande desafio de hoje é como exportar no comércio digital”, considerou também Augusto Santos Silva, na sua intervenção.
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.
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29.11.2019