TikTok – a “nova” rede social com milhões de utilizadores

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

TikTok – a “nova” rede social com milhões de utilizadores

 

O TikTok é a rede social mais proeminente e em expansão do momento. Com origem na China e com um grande peso em toda a Ásia, o TikTok já chegou à Europa, restantes continentes e veio para ficar.

 

Esta é uma rede composta por vídeos de sessenta segundos, muitos direcionados para o humor, dança ou desafios da Internet, muitas vezes virais. Na verdade, o TikTok é bastante popular entre as crianças e jovens dos oito aos dezoito anos. No entanto, existem marcas que estão já a tirar proveito do potencial e do público da plataforma, uma vez que as crianças e jovens de hoje serão os compradores e consumidores de amanhã.

 

Em 2019, esta foi a aplicação com mais downloads e muitos especialistas referem-se a ela como o próximo Instagram. A rede tem, atualmente, 1.5 biliões de utilizadores  e quinhentos milhões destes acedem à mesma todos os dias. Ora, uma estratégia de marketing 360º não pode, de todo, descurar estes números nem deixar esta oportunidade passar em vão.

 

E que conteúdos deve criar para o TikTok?

 

1. Faça vídeos engraçados e adaptados aos restantes conteúdos da plataforma. A boa disposição e alegria reinam nesta rede, bem como as coreografias leves e rápidas que todos os utilizadores podem imitar e replicar: é bastante democrático.

 

Na verdade, a comédia costuma funcionar bem em marketing de conteúdo e branding, uma vez que o público retém facilmente algo que lhe provoca emoções, como rir. Por consequência, a vontade de partilhar algo divertido com alguém, é maior, o que também ajuda à distribuição do seu conteúdo. O entretenimento é fundamental nesta “nova” rede social e é um ingrediente que deve incluir, se fizer sentido para a comunicação da sua marca.

 

2. Estabeleça parcerias com bloggers, youtubers, produtores de conteúdo e tiktokers, enfim, influenciadores que já têm a sua própria audiência para chegar mais rapidamente a quem pretende. Pode ainda fazer product placement nos conteúdos desses influenciadores, de modo a ganhar visibilidade e reconhecimento para o seu negócio.

 

3. Produza vídeos curtos, mas explicativos, que possam traduzir a sua missão e propósito enquanto empresa. Não venda diretamente nem seja agressivo comercialmente, mas marque presença forte através do seu conteúdo diferenciador no TikTok.

 

4. Dê a cara pela marca. Use colaboradores ou embaixadores que possam reforçar os valores que quer passar.

 

5. Seja criativo e lance desafios que, se contarem com a adesão do público, podem ficar virais.

 

6. Use as hashtags certas para atrair mais pessoas para os seus vídeos e publique de forma regular, consistente e frequente.

 

7. Defenda causas (nesta e noutras redes), evolva-se e seja responsável ambiental e socialmente. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a ética e responsabilidade de empresas e organizações.

 

 

Saiba mais sobre estatégias para negócios online na Academia Comércio Digital.

 

 

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria-2021.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2.png (1)

Patrocinador:

patrocinador_novo_2020_2.png