A edição de 2022 do Estudo da Economia e da Sociedade Digital em Portugal publicado pela ACEPI, em parceria com o .PT e a IDC Portugal, tem agora os seus indicadores online com maior facilidade de consulta dos dados.
A utilização da Internet continuou a crescer ao longo dos últimos anos – impulsionada pela pandemia, e em 2021, a penetração atingiu 83% da população, indica o estudo divulgado em Outubro, durante a Portugal Digital Week da ACEPI. Em 2026, a percentagem da população portuguesa que utiliza a Internet ultrapassará os 94%, continuando a convergência com a média europeia.
Também o número de compradores online em Portugal cresceu significativamente durante a pandemia, situando-se nos 52% em 2021.
Já a presença digital das empresas portuguesas, impulsionada pelo "novo normal", aumentou para 60%.
Este e outros indicadores da economia digital em Portugal estão agora disponíveis para consulta no site www.digitalemportugal.pt, recentemente lançado pela ACEPI, .PT e IDC Portugal.
A ACEPI destacou alguns dos principais resultados apresentados neste estudo que considera relevantes:
Conectividade e competências digitais:
- Portugal aproxima-se da média da União Europeia (EU) no número de lares com acesso à Internet. 87% das famílias já têm acesso.
- Portugal ultrapassou a média da UE em lares com banda larga fixa, nomeadamente de altas velocidades.
- O Smartphone é o equipamento com acesso à Internet mais vendido em Portugal.
- Portugal com competências digitais, básicas e avançadas, superiores à média da EU.
- O número de empregados especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ultrapassou a média da UE com destaque para a percentagem de mulheres.
Consumidor digital: Utilização e atividades na internet:
- Quase todas as regiões estão perto da média nacional, ou seja 83% de utilização da Internet, tendo Lisboa uma penetração superior.
- As atividades mais realizadas online são ver/enviar mensagens instantâneas, o email e a pesquisa de produtos ou serviços.
- Portugal com utilização de redes sociais acima da média da UE. A principal plataforma de redes sociais é o Facebook, seguido do Instagram e Youtube.
- Cerca de 59% dos utilizadores de Internet, interagem com a administração pública por este meio.
- 42% da população portuguesa utiliza o MB WAY. Houve um crescimento de 100% face a 2019.
- Mais de 20% dos utilizadores de Internet portugueses já utiliza a Internet, no contexto dos serviços de saúde.
- Verifica-se um aumento significativo da utilização da Internet para a educação desde 2019, impulsionado pela alteração de hábitos derivados do covid-19.
Consumidor digital: Comércio eletrónico:
- Compradores online em Portugal aumentaram significativamente durante a pandemia (em 2020 e 2021). Crescimento generalizado nas várias regiões de Portugal.
- 13% dos portugueses fizeram compras online mais de 5 vezes nos últimos 3 meses.
- A categoria mais comprada continua a ser “Roupa, calçado e acessórios”. Crescimento significativo nas “refeições entregues ao domicílio ou levantamento em loja”.
- O local de entrega mais solicitado pelos compradores é o domicílio.
- A facilidade de compra e a flexibilidade de horários são as principais razões para a compra online.
- 65% dos compradores gastaram até 300€ online, considerando as compras dos últimos 3 meses.
Empresa digital: Presença na Internet:
- 62% das empresas em Portugal têm presença na Internet. A quase totalidade das grandes empresas já está na Internet.
- Portugal acima da média da EU, com 58% de empresas que utilizam as redes sociais.
- Mais de 1,5 milhões de domínios .pt registados.
- Empresas optam pelo domínio .pt devido aos conteúdos e marca estarem identificados com Portugal.
- Das empresas inqueridas no estudo, 97% afirmou possuir um domínio próprio e 90% referiu ter um ou mais websites com domínio próprio.
- 87% das empresas inqueridas tem uma página da marca em canais sociais (Facebook, Instagram, Youtube, etc.).
- Mais de um terço das empresas inqueridas tem presença em marketplaces de serviços (Google Maps, TripAdvisor, Uber Eats, etc.).
Empresa digital: Comércio eletrónico:
- Grandes e médias empresas portuguesas apresentam uma maior taxa de ecommerce do que a média da UE.
- As práticas de marketing mais utilizadas são: Email marketing, SEO e Publicidade em redes sociais.
- Mais de 91 mil empresas enviaram e receberam faturas eletrónicas em 2021. Prevê-se em 2022 um crescimento da fatura eletrónica entre 15% a 25% relativamente a 2021.
Empresa digital: Transformação digital:
- Inteligência Artificial e Robótica são mais utilizados pelas empresas portuguesas do que pela média da UE.
- Vender produtos/serviços as-a-service, é um novo modelo de negócio que está na agenda de muitas empresas.
- Automatização é uma das principais prioridades das empresas em relação a tecnologias digitais.
- 58% dos inquiridos do estudo indica que o seu investimento tecnológico para 2023 “Vai aumentar”.
- A escassez de talento é uma das principais preocupações das empresas no contexto da transformação digital.
Valores do comércio eletrónico:
- Estima-se que o comércio eletrónico B2C (i.e. o valor comprado online pelos portugueses) atinja mais de 8 mil milhões em 2022 e o comércio eletrónico B2B (i.e. que as empresas portuguesas venderam a outras empresas e ao Estado) cerca de 121 mil milhões.
11.11.2022
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O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.